Nome Científico: Neomarica Caerulea A Iris Neomarica é também conhecida como falso-íris, lírio-roxo-das-pedras ou pseudo-íris. É originária do Brasil. Planta perene, possui folhagem muito ornamental, em forma de leque. Suas flores azuladas ou arroxeadas são grandes e vistosas. Planta de fácil cultivo, indicada para plantio e maciços ou como bordadura, a pleno sol ou meia-sombra, em terra bem rica em matéria orgânica e de boa drenagem. Floresce o ano todo, mas principalmente na primavera-verão.
Nome Científico: Dypsis Decary Nativa de Madagascar, pode atingir 15 m de altura. Muitíssimo utilizada em paisagismo, seja e parques, jardins particulares ou até em vasos (na fase juvenil). Pode inclusive ser utilizada em jardins como uma cortina natural em frente a janelas. Planta rústica, vai bem em climas tropicais, em solos bem drenados. Quando adequadamente adubada, é uma das palmeiras que causam maior impacto visual.
Nome Científico: Caryota Mitis Originária da Malásia, Índia, Sudeste Asiático, chega a uma altura de 15m com diâmetro de 5,5 m. Seus frutos causam irritação na pele quando manuseados. Formam-se mudas espontaneamente ao redor da planta. Prefere meia-sombra. Espécie de notável efeito ornamental.
Nome Científico: Cordyline Australis originária de Guiné, atinge até 12 m de altura. Pode ser cultivada em vasos em ambientes internos em locais com boa luminosidade, nos jardins ficam maravilhosas plantadas de forma isolada, em conjunto com outras plantas e também como cercas vivas, em sol pleno.
Nome Científico: Trithrinax Acanthocoma Encontrada na região Sul do país, no Planalto Meridional, em campos sujos e bordas dematas de pinhas, sempre gregária, formando colônias pequenas, de 2-15 m de altura. Palmeira rara e de grande beleza paisagística, tolerante à seca e ao frio. Suas folhas são utilizadas no artesanato trançado.
Nome Científico: Dypsis madagascariensis Palmeira solitária, elegante, bastante rústica, de 7 a 15 m de altura, originária de Madagascar. Cultivada a pleno sol em parques e jardins como planta isolada, em grupos ou fileiras. As plantas novas requerem solo fértil e úmido. Tolera temperaturas amenas.
Nome Científico: Carpentaria Acuminata Elegante e graciosa espécie nativa da Austrália tropical, de 12-15 m de altura cuja características principais são o denso cacho de frutos vermelhos quando maduros e as folhas dispostas junto ao tronco verticalmente em fase de crescimento, como poucas palmeiras é tolerante a terrenos encharcados e cresce bastante rápido. Pode ser usada no paisagismo tanto individualmente quanto em grupos de pelo menos três indivíduos de tamanhos iguais ou diferentes proporcionando um ótimo paisagismo-de-copa formado pela folhas arqueadas e pelos vistosos frutos vermelho escarlate.
Nome Científico: Wodyeita Bifurcata Originária do Nordeste de Queensland, autrália, de 8-12 m de altura. De crescimento rápido quando cultivada a pleno sol e com boa disponibilidade de água. Pode ser cultivada em climas tropicais e subtropicais amenos, suportando leves geadas e bem tolerante a maresia.
Nome Científico: Yucca Verde Originário do México e Guatemala, de 4-6 m de altura. Utilizado para plantios isolados em cantos de edifícios e casas, para renques ou conjuntos, a pleno sol. É tolerante a solos áridos, porém sensível a geadas, sendo mais apropriado para subtrópicos.
Nome Científico: Bromelia Imperial Nativa do Brasil, com 1-1,5 m de altura. Cultivada isoladamente ou em grupos, em jardins, de permeio ou não entre pedras ou ainda em vasos individuais, sempre com terra rica em matéria orgânica. É sensível a geadas fortes.